segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ANO ELEITORAL ESTÁ CHEGANDO...


Vivenciando a última semana que antecede 2012 – ano eleitoral –já movimenta pretensos candidatos no próximo pleito eleitoral. Na Zona Norte, o final de ano (Reveillon) deverá ser de anúncios de candidaturas e planejamento de um ano eleitoral acirrado em muitos municípios.
Nós do PRTB de Sobral queremos externar nosso desejo de luta e mudanças.

FALECIMENTO

Nota de Falecimento - Maria Ítala Guimarães Coelho

A família de Maria Ítala Guimarães Coelho comunica o seu falecimento ocorrido neste domingo (25), na Santa Casa de Sobral. O corpo está sendo velado no salão cultural da Igreja dos Mórmons, ao lado do Estádio do Junco.
A missa de corpo presente acontece às 16h, na Igreja de São Francisco, seguida de sepultamento no Cemitério São José, no centro.

EM TEMPO
D. Ítala era viúva do dentista Dr. Zequinha Silvestre.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

RESULTADO DA ENQUETE DO IVAN FROTA FOI CENSURADA PELA DIREÇÃO DA RÁDIO





E a pesquisa do Ivan Frota deu o que falar. Sem poder noticiar o resultado e proibido pela direção da emissora, Ivan amargou reclames de muitos ouvintes no Beco do Cotovelo, no último sábado (17). A proibição da divulagção da pesquisa por parte do diretor da Rádio Regional deve-se a intriga do mesmo com o ganhador da enquete - Oman Carneiro (PRB) - e a última colocação do prefeito Veveu Arruda (PT) .
A divulgação da enquete que culminaria com o sorteio de uma TV, no “Bate Papo do Ivan Frota”, no sábado (17 de dezembro) frustou os ouvintes e descredenciou o trabalho do comunicador, que fez apenas o sorteio da TV, de forma suspeita, na visão de alguns bequianos presentes.


DO BLOG:
QUEM GANHOU A ENQUETE FOI A DRa. IMACULADA (PRTB) DE ACORDO COM OS DADOS OFICIAIS. PORQUE SERÁ QUE FOI PUBLICADO QUE O GANHADOR TERIA SIDO OMAN CARNEIRO? ONDE ESTÁ A VERACIDADE E A IMPARCIALIDADE DESTAS INFORMAÇÕES ? QUEREMOS SERIEDADE.

- A ganhadora do sorteio da TV foi a Sra. Maria do Carmo de Souza, da Trav. Coração de Jesus – Centro.

PRESIDENTE DO PRTB DE SOBRAL PARTICIPA DE CONFRATERNIZAÇÃO NO GRUPO DE IDOSOS DA SAGRADA FAMÍLIA



O Sr. João Paulo (Pres. PRTB) participa da confraternização de natal do grupo de idosos da Sagrada Família que aconteceu ontem, 21/12/2011, as 16:00h. O mesmo participou com mantimentos em colaboração para confecção das cestas básicas que seriam rifadas para arrecadar fundos para realização do evento de natal coordenadas pelas agentes de saúde do bairro campo dos velhos.
Estavam também presentes enfermeira Alita Arcanjo, Dr. Emerson, Cibele(CRAS Vila União) e convidados. Foi um momento de muita descontração, alegria e comemoração. Partilharam-se mensagem de natal, carinho para com os idosos. Agradecemos a todos que organizaram este maravilhoso evento. Queremos externar nossa gratidão e amor desejando um feliz natal a todos.

RESULTADO DA ENQUETE PARA PREFEITO DE SOBRAL, DO PROGRAMA "SHOW DO IVAN FROTA" NA RÁDIO REGIONAL - AM.


A Direção da Rádio Regional e o apresentador Ivan Frota publicaram o resultado geral da "enquete" realizado pelo Programa Show do Ivan Frota na Rádio Regional: Anote o resultado:
1º Lugar - Dra. Imaculada...............142 votos (PRTB)
2º Lugar - Dr. Guimarães................ 42 votos (PV)
3º Lugar - Marco Prado...................29 votos (PSDB)
4º Lugar - Oman Carneiro................25 votos (PRB)
5º Lugar - Veveu Arruda..................21 votos (PT)
6º Lugar - Padre Zé Linhares............12 votos (PP)
7º Lugar - Cesar Barreto.................01 voto.
8º Lugar - Osvaldo Aguiar................00 (zero) (P-SOL)
TOTAL DE VOTANTES....................272 VOTANTES.
Dra. Imaculada disparou na frente nesta enquete promovida pelo radialista Ivan Frota sendo uma reflexão do que os sobralenses estão querendo para 2012. O PRTB manifesta sua grande alegria pelo resultado alcançado. Agradecemos as pessoas que ligaram e votaram. Queremos também dizer que o PRTB veio para renovar a política sobralense. O presidente João Paulo, Dra. Imaculada e os pre-candidatos a vereadores desejam a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que venha 2012!

APROVADA LEI QUE REGULAMENTA O PROVIMENTO DOS CARGOS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: Emenda Constitucional n° 51/2006



Durante a sessão de segunda-feira, 12/11/2011, a Câmara votou e aprovou o projeto de Lei que regulamenta o Provimento dos cargos de Agentes Comunitário de Saúde de conformidade com a Emenda Constitucional número 51/2006. A galeria ficou lotada por agentes de saúde, endemias e alguns outros profissionais que foram acompanhar a votação. Ao ser aprovada todos os presentes aplaudiram o momento. Estava também presente o presidente do PRTB de Sobral, Sr. João Paulo acompanhando o desenvolvimento da reunião.
A Câmara de vereadores também votou e aprovou na sessão de segunda-feira, projeto de Lei que autoriza o prefeito, a contratar por tempo de determinado de seis meses, servidores para atender de forma excepcional interesse público.
O projeto de autoria do Chefe do executivo teve ampla discussão. Na avaliação do vereador Marco Prado (PSDB), o projeto se torna inconstitucional por que tira o direito do prefeito realizar concurso público, para preenchimento das vagas existente. “Deveria essa casa legislativa fiscalizar para saber se o prefeito está agindo de forma correta”, disse Marco Prado.
Para o vereador José Crisóstomo – Zezão (PP), essa fiscalização não cabe ao legislativo e sim ao Ministério Público Estadual. “Estamos autorizando o prefeito contratar esses funcionários, isso é legal. Se não está cumprindo a lei não compete está casa fiscalizar”, disse Zezão, que de imediato foi rebatido pelo presidente da Mesa Diretora João Alberto. “Compete sim, está casa fiscalizar. Se não estão fazendo correto cabe está casa discordar”. Disse João Alberto.
Ao final das discussões o vereador Marco Prado foi bastante aplaudido, ao dizer que “O funcionário público não denuncia as irregularidades, por que ganha pouco e tem medo de perder o emprego”, finalizou.

domingo, 4 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL DO PRTB: AS DÁDIVAS DO NATAL


Com o nascimento do infante em Belém manifestou-se uma grande dádiva, um poder mais forte do que as armas, uma riqueza mais duradoura do que as moedas de César. Essa criança se tornaria o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Messias prometido — sim, Jesus Cristo, o Filho de Deus.


Seu Convite

Nascido num estábulo, tendo como berço uma manjedoura, Ele veio do céu para viver na Terra como homem mortal e estabelecer o reino de Deus. Durante Seu ministério terreno, Ele ensinou aos homens a lei maior.
Seu evangelho glorioso reformou o pensamento do mundo. Ele abençoou os doentes. Fez o coxo andar, o cego ver, o surdo ouvir e chegou a trazer os mortos de volta à vida. Qual foi a reação do povo ante Sua mensagem de misericórdia, Suas palavras de sabedoria, Suas lições de vida? Houve alguns, poucos e valiosos, que O apreciaram. Banharam-Lhe os pés. Aprenderam Sua palavra. Seguiram Seu exemplo.
Através das gerações do tempo, a mensagem de Jesus é sempre a mesma. A Pedro, nas praias da bela Galiléia, Ele disse: “Vinde após mim”. A Filipe, fez o chamado: “Segueme”. Ao Levita, sentado na recebedoria, deu a instrução: “Segue-me”.E para nós, se Lhe dermos ouvidos, fará o mesmo convite: “Segue-me”. Ao seguirmos Seu exemplo hoje, também nós teremos a oportunidade de abençoar a vida de outras pessoas. Jesus nos convida a darmos de nós mesmos: “Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita”. Nossas oportunidades de darmos de nós mesmos são de fato ilimitadas, mas são também passageiras. Há corações que precisam ser alegrados. Há palavras bondosas a serem proferidas. Há dádivas que precisam ser concedidas. Há ações que precisam ser realizadas.
Há almas a serem salvas. “Ide, alegrai ao solitário e tristonho; Ide, confortai os que choram e os desconsolados; Ide, espalhai sempre boas ações; Oh, tornai mais resplandecente o mundo!” Um sábio cristão certa vez aconselhou: “Não gastemos o Natal; antes conservemolo”. Quando conservamos o espírito de Natal, conservamos o espírito de Cristo, pois o espírito de Natal é o espírito de Cristo.

O Natal é Feito em Casa
Diretrizes Familiares quanto a Presentear Perguntamo-nos como poderíamos inserir o verdadeiro espírito de presentear no Natal (e em aniversários) mais do que normalmente fazíamos. Decidimos usar as seguintes diretrizes:

1. Poucos presentes, caso necessário, podem ser comprados.
2. A maioria dos presentes devem ser feitos usando as próprias mãos ou à custa do seu tempo individual.
3. Poucas partes para os presentes, se necessário, podem ser compradas. Use de improvisação.

4. Doe de si mesmo, do seu tempo e talentos, atendo-se detidamente às necessidades de quem irá receber o presente.

sábado, 3 de dezembro de 2011

CONVOCAÇÃO: REUNIÃO IMPORTANTE DO PRTB PARA FILIADOS E PRE-CANDIDATOS


OBRAS DO VLT NA AVENIDA JOHN SANFORD

AS OBRAS DO VLT ESTÃO CAUSANDO MUITOS TRANSTORNOS AOS MORADORES E COMERCIANTES DA AVENIDA JOHN SANFORD EM SOBRAL. MUITOS ESTÃO TEMEROSOS DE QUE SEU IMÓVEL SEJA DERRUBADO. MANIFESTAÇÕES JÁ FORAM FEITAS, INCLUSIVE ANDERSON FOI UM DOS GRANDES ATIVISTAS E MOBILIZADORES. OS MORADORES QUEREM ARTICULAR UM PLEBISCITO PARA SABER SE AS OBRAS CONTINUAM DE FATO OU NÃO E SE AS FAMÍLIAS SERÃO IDENIZADAS. ASSIM COMO EM SOBRAL, FORTALEZA PASSA PELOS MESMOS TRANSTORNOS. VEJA A MATÉRIA NO DIÁRIO DO NORDESTE.











3.500 famílias devem ser removidas para implantação do VLT e da Via Expressa em Fortaleza

FOTO José Leomar/Diário do Nordeste

Os projetos do VLT Parangaba/Mucuripe e da Via Expressa são intervenções integradas que estão sob a coordenação do governo estadual e da prefeitura respectivamente. O primeiro demanda remoções e desapropriações de famílias que vivem ao longo do ramal ferroviário para implantação de uma segundo trilho e estabelecimento de uma faixa de segurança para operação do sistema de VLT. A segunda obra prevê um amplo alargamento da pista expressa, o que acarreta desapropriações, sobretudo, de estabelecimentos comerciais.
São cerca de 3.500 famílias residentes nas áreas afetadas por estas obras de mobilidade urbana, para as quais, segudo a Secretaria das Cidades, haveira um "cesto de soluções" para equacionar o reassentamento destas pessoas atingidas pelos projetos. As opções para as famílias removiadas seriam uma nova casa em um conjunto habitacional (pelo programa Minha Casa Minha Vida), indenização ou a permuta por um novo imóvel em outra região da cidade.
Para as desapropriações das famílias prejudicadas pela construção do VLT, o Governo do Estado do Ceará tem reservados R$ 95 milhões para as operações de permuta e indenização. A Secretaria das Cidades informou, no entanto, que espera que a maioria opte pela transferência a conjuntos habitacionais e garantiu que eles não serão construídos a mais de 2km de onde as famílias devem ser retiradas. O secretário Joaquim Cartaxo afirmou que assim que todos os casos, de cada família, tenham sido resolvidos e as obras iniciadas, não levará mais de 12 meses para a conclusão e entrega dos conjuntos.
Dentro das comunidades afetadas pelas obras do VLT e da Via Expressa, o clima é de insegurança e medo. Moradores ainda reclamam da falta de informações e dizem que os projetos são "verdadeiras caixas pretas", o que justifica a revolta em algumas comunidades ao longo do ramal ferroviário. Serão 22 bairros atingidos ao todo e os residentes (alguns há mais de 50 anos) ainda não receberam nenhuma comunicação oficial: tudo que há de concreto até agora são algumas casas marcadas com tinta verde e com a incerteza de quando serão derrubadas.
O jornal Diário do Nordeste publicou duas matérias nos dias 20 e 23 sobre o impasse que se transoformou a valta de diálogo entre população e poder público para a resolução dos projetos de mobilidade e dos direitos dos moradores.

MATÉRIA DO DIA 20/11/2011 - DIÁRIO DO NORDESTE



Obras do VLT irão remanejar 3.500 famílias

Publicado em 20 de novembro de 2010
Clique para Ampliar
No trecho que vai do Mucuripe até a Av. Raul Barbosa, serão remanejadas famílias para novos conjuntos habitacionais ou haverá indenização para desocupação das casas
FOTO: KID JÚNIOR
Moradores serão remanejados para novos conjuntos habitacionais ou receberão indenização para desocupar casas

Cerca de 3.500 famílias residentes nas áreas previstas para as obras de construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), no percurso que liga a Parangaba ao Mucuripe, e de ampliação e adequação da Via Expressa - compreendendo o trecho que vai do Mucuripe até a Av. Raul Barbosa - serão remanejadas para novos conjuntos habitacionais ou receberão indenização para desocupar suas casas.

Além dos recursos do programa Minha Casa Minha Vida, que irão financiar a construção dos conjuntos, o governo do Estado tem R$ 95 milhões reservados a indenizações e permutas, para os moradores que preferirem essas outras opções. O valor de cada casa dentro dos conjuntos habitacionais é estipulado em R$ 45 mil pelo MCMV. Considerando apenas as duas obras, sem o valor do remanejamento, a previsão de investimento é de R$ 200 milhões.

Os dados foram anunciados, ontem, pelo secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, que passou a manhã reunido com o grupo de trabalho, buscando alternativas para o remanejamento das famílias, em virtude da realização das duas obras de infraestrutura do Projeto Copa 2014. As obras da via expressa e do VLT são integradas, sendo que a via expressa está sob a coordenação da Prefeitura de Fortaleza e a implantação do VLT é de responsabilidade do governo do Estado.

De acordo com Cartaxo, a maioria do que precisa ser remanejada é de imóveis localizados no trecho da construção do VLT. "São 3.500 unidades habitacionais no total, mas a maioria está na área do VLT. Os imóveis situados na via expressa são não residenciais. Para esses aí não há remanejamento, mas indenização", explica.

Segundo ele, o governo do Estado oferecerá "uma cesta de soluções" à população que será remanejada de suas atuais residências. "As famílias poderão escolher entre uma casa em conjunto habitacional, a indenização ou a permuta por outro imóvel escolhido noutro bairro da Capital. Mas a maioria vai para conjuntos habitacionais, como ocorreu no Maranguapinho, onde seis mil dentre as nove mil famílias envolvidas vão para conjuntos", estima. Os novos conjuntos habitacionais, conforme ele, serão construídos numa distância máxima de dois mil metros das áreas onde as famílias remanejadas residem hoje.

Os projetos habitacionais estão na fase de detalhamento e aprovação. No momento, o grupo também está realizando o estudo de remanejamento de população. A previsão é de que até o fim de novembro estejam concluídos os cadastros sócio-econômicos das famílias e escolhidos os terrenos. Os cadastros servirão para identificar situações de coabitação, com mais de uma família residindo no mesmo imóvel, de imóveis alugados. "No caso de aluguel, será paga a benfeitoria ao proprietário, mas também teremos que arrumar casa para o inquilino", explica Cartaxo, que afirma já ter "em mãos" uma lista de terrenos para verificar as condições.

"Ao longo da via temos opções de terrenos em vários bairros, da Parangaba ao Mucuripe. Estamos fazendo o levantamento da disponibilidade de terrenos nessas áreas da intervenção para que possamos fazer os estudos de implantação dos conjuntos habitacionais", observa.

Devido a necessidade de agilizar a obra, Cartaxo diz que os conjuntos serão construídos no âmbito do programa de habitação popular do governo Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). "Temos um projeto padrão do MCMV aprovado no Ceará e a única coisa que falta para aprovar são os terrenos, que precisam ser fiscalizados pela Prefeitura. Eles precisam estar em áreas urbanizadas, por exigência do MCMV. O programa permite que se agilize a construção dos conjuntos que irão receber essa população. Até o fim desse mês (novembro) estaremos com tudo isso concluído", projeta.

De acordo com o secretário, os cronogramas estão todos sendo cumpridos e não há perspectiva de atrasos. "Iniciando a obra de habitação hoje, em doze meses o conjunto estará pronto", assegura. Nos trechos que não precisam de remanejamento, Cartaxo afirma que as obras já serão iniciadas. Noutros locais, com poucas famílias a serem remanejadas, a ideia é aproveitar imóveis que já estão concluídos. "Tem lugar que basta tirar 50 famílias. A gente vai fazer levantamento com o Sinduscon para saber se já tem algum conjunto pronto. Vamos negociar família a família", diz.

Cronograma

"Iniciando a obra de habitação, em 12 meses o conjunto estará pronto"

Joaquim Cartaxo
Secretário das Cidades

ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER


MATÉRIA DO DIA 23/11/2011

Obra do Metrofor na Via Expressa gera polêmica

Publicado em 23 de novembro de 2010

Clique para Ampliar
Às margens da via férrea, muitos moradores já tiveram as residências marcadas para retirada já em 2011. O clima é de ansiedade e medo sobre o futuro da nova morada
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Projeto de instalação do Ramal Parangaba / Mucuripe do VLT tem deixado moradores cheios de dúvidas
Dois projetos de mobilidade urbana e milhares de dúvidas sobre a remoção das 3.500 famílias impactadas pelas obras na Via Expressa para a Copa do Mundo de 2014. Se as ações para a instalação do Ramal Parangaba/Mucuripe do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o alargamento da avenida ainda estão no papel, o temor de perder as casas já está na boca do povo da área.

Dezenas de moradores, às margens da via férrea entre o bairro Mucuripe e a Avenida Raul Barbosa, já tiveram as residências marcadas com tinta verde, sinal de possível retirada já no ano que vem. O clima é de incertezas sobre o futuro da nova morada. Vale lembrar que muitos habitam o bairro há mais de cinco décadas.

"Até agora, a gente não sabe de nada oficialmente. Uns dizem que nós vamos sair daqui no próximo ano, outros, que vai demorar ainda. Ninguém do governo veio me explicar nada", disse, queixoso, o porteiro Marcos Antônio Vitorino, habitante de uma casa simples na Rua Córrego das Flores.

O percurso do VLT atravessará 22 bairros e servirá de ligação entre a região hoteleira e o Centro da Cidade (na integração com a Linha Sul do Metrofor) e o bairro Parangaba, assim como integração com o ramal Parangaba/Castelão.

Na Rua Juvêncio Vasconcelos, no Mucuripe, o clima é de revolta. Da linha férrea descendo uns cinco quarteirões, tudo será derrubado para passar o Ramal VLT e realizar o alargamento da Via Expressa, afirmou a comerciante Fátima Araújo, 60. Ela disse estar cansada de tanto "falatório" e especulação sobre o futuro.

"Tem até amigas minhas que estão em depressão, não querem morar em outro bairro, longe de todas as suas memórias", lamentou a senhora.

Dessas especulações, os projetos da Copa vão virando uma verdadeira "caixa-preta", disse a doméstica Maria do Carmo Monteiro, 65, moradora da Comunidade do Trilho, na Via Expressa, próximo ao cruzamento com a Padre Antônio Tomás.

Custos
Conforme a Secretaria das Cidades, o projeto orçado em R$ 265,5 milhões prevê a implementação do sistema de VLT no ramal ferroviário que liga Parangaba ao Porto de Mucuripe. Serão dez estações de superfície ao longo dos 13km de extensão. A Caixa custeará R$ 170 milhões correspondentes às obras, enquanto o Governo do Estado arcará com em torno de R$ 95,5 milhões, previstos para desapropriações.

A previsão para término é junho de 2013. Sobre o andamento da instalação do VLT, a assessoria de comunicação do Metrofor informou que o projeto ainda está em fase inicial e que ainda não há um documento finalizado a respeito. Segundo Felipe Araújo, gerente do Projeto Copa 2014, ainda não há data para o alargamento da Via Expressa.

REIVINDICAÇÃOComunidade reclama acesso
Para a advogada Aline Furtado, da Organização Resistência Libertária, que tem oferecido apoio às comunidades às margens do trilho da Via Expressa, o grande problema é a falta de diálogo entre o poder público e a população atingida.

Ela explicou que a população nunca teve acesso a nenhum projeto de ação, inclusive, desconhece os modelos e os prejuízos. "Não ofereceram um plano alternativo à remoção, nem fizeram um estudo de impactos nem escutaram o povo. Não está certo, não há governabilidade com autoritarismo. Boa parte dos habitantes não quer sair, todos têm medo de ir para conjuntos habitacionais longe e com má estrutura", frisou.

Entre as comunidades na "linha da ameaça" dos projetos da Copa estão, segundo a advogada, os moradores do Jangadeiro, Rio Pardo, da Trilha, Oscar Romero, São Vicente, Aldaci Barbosa, João XXIII e Mucuripe. "A Cidade como um todo - da Parangaba, Castelão até o Mucuripe - vai ser impactada negativamente com essa lógica do progresso", comentou.

Conforme a Secretaria das Cidades, o valor de cada casa dos conjuntos habitacionais é estipulado em R$ 45 mil. As obras da Via Expressa e do VLT são integradas, sendo que a primeira está sob a coordenação da Prefeitura de Fortaleza e a implantação do trem é de responsabilidade do Estado. Aos moradores atingidos, devem ser oferecidas três opções: casa em conjunto habitacional, indenização ou permuta por outro imóvel.

IVNA GIRÃO - ESPECIAL PARA CIDADE

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO PRTB DE SOBRAL

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

A Rede de Solidariedade Positiva/Casa de Apoio Madre Rosa Gattorno em parceria com o SESC, Centro de Infectologia – Francisco Luiz da Costa, Centro de Orientação de Apoio Sorológico se mobilizam nesta quinta-feira dia 1° de Dezembro em uma BLITZ a parti das 8h na Praça de Cuba em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Aids.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Dia do Laço vermelho em todas as cidades do País

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios brasileiros participem da Campanha do Laço Vermelho 2011. A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e governo federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Sobral, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde e Ação Social, abarcou esta cruzada e está realizando intensa programação desde o dia 23 de novembro prosseguindo a campanha até 2 de dezembro. A programação inclui Oficinas para jovens adolescentes e profissionais da área da Saúde e mobilização do laço Vermelho, símbolo da campanha, no dia 1º, na Praça de Cuba. O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para
ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Saiba Mais: O Ceará é o terceiro estado do Nordeste com o maior número de casos de aids em jovens entre 15 e 24 anos. No ranking nacional, o Ceará é a 12ª Unidade da Federação (UF) em notificações em jovens. Em números brutos (quando considerada toda a população), permanece no terceiro lugar do Nordeste, mas sobe para a nona posição geral.
O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 1998 e junho deste ano, registrou 1.473 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes nesta faixa etária. Fica atrás apenas da Bahia, com seus 1.967 infectados para cada 100 mil, e de Pernambuco, com 1.947 doentes para cada 100 mil pessoas.
Ainda de acordo com os dados divulgados na segunda-feira (28), o Ceará teve 234 óbitos para cada 100 mil pessoas de 15 a 24 anos, de 1998 a 2010. Se considerada a população total, foram 3.653 pacientes vencidos pela doença de 1980 a 2010.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a taxa de mortalidade de homens soropositivos caiu entre 1996 e 1998. De 1999 a 2003, aumentos são diagnosticados nos dois sexos.( Fonte: Cnews)
A Sesa estima em 70% os contaminados cearenses homens e em 30%, as mulheres. A tendência, porém, é as estatísticas femininas subirem. “Quase 90% delas se infectam através do parceiro”, explica a supervisora do Núcleo de Prevenção da Sesa, Telma Martins.
Segundo o boletim epidemiológico da Sesa 1088 pacientes foram identificados na macro-região de Sobral cujo acolhimento é feito pelo Centro de referencia de infectologia e a Casa de apoio Madre Rosa Gattorno. Convidamos a todos a participarem da BLITZ às 8h da manhã na Praça de Cuba – Sobral.
” A Solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”

SPN – Nathália Ellen

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

É necessário que toda a sociedade, em todos os cantos do mundo, se mobilize para mudar este cenário de transmissão do vírus que é irreversível. É preciso também lutar contra o preconceito, apesar de ter diminuído um pouco, a discriminação que ainda existe para com a Aids é um ponto a se trabalhar intensivamente em todos os níveis sociais.

SERVIÇO:
Informações e Tratamento de DST/AIDS – Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS)
Rua; Antonio Felix Ibiapina, 931 – Coelce – Sobral-CE Fones: (88) 3614-9327 / 3614-7251
E-mail:
coasaids@sobral.ce.gov.br


Caminhada das Flores marca na última sexta-feira (25/11/2011) o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, em parceria com o Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Governo do Estado e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizam na última sexta feira, dia 25/11/2011, a Caminhada das Flores, em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
A Caminhada das Flores tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência contra a mulher. Durante a caminhada foram distribuídas rosas brancas significando o desejo das mulheres pela paz e por um mundo melhor. A caminhada saiu da Praça Coluna da Hora às 8h e seguiu pelas ruas do centro da cidade até a Praça de Cuba onde haverá um ato à Não Violência Contra a Mulher de Sobral e do Mundo.
Participaram desta caminhada várias mulheres como agentes de saúde, funcionárias públicas, representantes da secretaria de saúde, enfermeiras,dentistas, cidadãs comuns e filiadas do PRTB de Sobral. Nossas mulheres querem mostrar que a luta contra violência deve ganhar mais força, e para isso há de se mobilizar as pessoas e conscientizar sobre a importância de dar um basta na violência.




mulheres na luta contra a violência - Dra Imaculada (PRTB), Kelly Torres (PRTB) e Dona Lúcia (PRTB)


mulheres, funcionárias da prefeitura, Dra Imaculada(PRTB), irmã da Imaculada, agentes de saúde, Kelly Torres(PRTB) e sua mãe Dona Lúcia Torres(PRTB)

João Paulo - presidente do PRTB e esposa