Qual seria a atitude da Prefeitura, do IBAMA, da AMMA, da SEMACE, se um cidadão sobralense que, se sentindo incomodado com uma árvore plantada na sua calçada, independente do motivo, decidisse corta-la? Acredito que o cidadão seria multado, responderia por crime ambiental, e etc, etc, etc...
E quando é o próprio poder público que comete a infração, a quem recorrer? Há punição? Estou falando isso devido a cena triste verificada na tarde desta sexta-feira (24), quando dezenas de árvores foram aniquiladas para a passagem de uma das linhas do Metrô de Superfície de Sobral QUE ESTÁ DEIXANDO um rastro de destruição ambiental nunca antes visto por estas bandas.
O que aconteceu já era previsto, e estava prescrito. As árvores plantadas pelo ex-prefeito Cid Gomes há cerca de 10 anos, e que estavam na sua fase mais frondosa oferecendo sombra e ajudando a minimizar os efeitos do calor sobralense, foram brutalmente postas ao chão em detrimento do que nos acostumamos a chamar de "progresso".
Infelizmente é assim. A medida em que a cidade cresce, o desenvolvimento exige melhorias urbanas, e para que essas melhorias sejam postas em prática, algumas pessoas, e coisas, tem que ser sacrificadas. A natureza é sempre a quem mais sofre. SERÁ QUE ESSAS ÁRVORES SERÃO REPLANTADAS EM ALGUM OUTRO LUGAR? OU A DERRUBADA É DEFINITIVA? SE É ASSIM, AS PESSOAS DEVEM TER CONHECIMENTO DOS FATOS E PÔ-LO EM DISCUSSÃO! VAMOS VALORIZAR A CIDADE DE SOBRAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário