(Site da UFC)
Posts relacionados
(Agência Brasil)
Posts relacionados
Reabertas as inscrições para o concurso público de professor assistente para o Departamento de Patologia e Medicina Legal, no setor de estudo “Patologia Humana e Autópsia”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Os interessados poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira e vai até o dia 18 deste mês.
Os candidatos devem ter diploma de graduação e, no mínimo, do título de mestre. Está disponível uma vaga, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. A taxa de inscrição é de R$ 116,00.
SERVIÇO
* Mais informações podem ser obtidas no site da SRH (www.srh.ufc.br).
Posts relacionados
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) pediu à Justiça Federal para que a redação dos estudantes que fizeram o Enem 2011 seja desconsiderada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para o procurador da República, Oscar Costa Filho, a nota da redação e as notas das provas objetivas não poderiam ser equiparadas em uma mesma seleção em função das diferentes metodologias de cálculo.
A prova objetiva tem suas notas calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), com um cálculo relativo, com valores que variam de acordo com o grau de dificuldade da questão. A nota da redação não é submetida a esses critérios, tendo um valor absoluto.
O novo pedido do MPF consta de aditamento à ação civil pública efetuada na semana passada. No pedido, o MPF pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que explicitasse os critérios de correção das provas objetivas.
(Agência Estadão)
Posts relacionados
“O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, pediu em uma ação civil pública que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) explique os critérios de correção das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos candidatos questionam as notas publicadas na semana passada. O pedido foi feito na segunda-feira.
O Inep afirma que a nota do Enem é calculada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), que classifica o valor das questões de acordo com três critérios: Poder de discriminação (“capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm”, segundo nota do instituto divulgada no dia 22); grau de dificuldade; possibilidade de acerto ao acaso (chute).
Contudo, segundo o Inep, o instituto precisa explicitar o conteúdo dos critérios de avaliação – por exemplo, ao deixar claro quais são as questões consideradas difíceis e quais são as fáceis.”
(Portal Terra)
Posts relacionados
A partir de hoje (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.
Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.
Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
Veja a oferta de vagas no Sisu por Estado
Acre– 240 vagas
Alagoas– 5.805 vagas
Amazonas– 2.722 vagas
Amapá– 160 vagas
Bahia– 5.298 vagas
Ceará– 6.158 vagas
Espírito Santo– 850 vagas
Goiás – 1.561 vagas
Maranhão– 3.238 vagas
Minas Gerais– 11.873 vagas
Mato Grosso do Sul– 6.815 vagas
Mato Grosso– 5.609 vagas
Pará– 995 vagas
Paraíba– 3.699 vagas
Pernambuco– 4.564 vagas
Piauí – 7.049 vagas
Paraná– 4.399 vagas
Rio de Janeiro– 14.137 vagas
Rio Grande do Norte– 1.687 vagas
Rondônia– 16 vagas
Roraima– 419 vagas
Rio Grande do Sul – 1.070 vagas
Santa Catarina– 650 vagas
Sergipe – 145 vagas
São Paulo – 9.064 vagas
Tocantins– 701 vagas