quarta-feira, 30 de maio de 2012

POLITICA DE SOBRAL

ACRÍSIO NÃO É MAIS PAULÃO

O líder comunitário Acrísio Oliveira, confirmou na noite de terça-feira, que deixou de apoiar o vereador Vicente Paulo (Paulão). Acrísio demonstrava descontente com atenção que vereador lhe prestou durante o período em que esteve a frente das articulações políticas do vereador. Acrísio dizia que até mesmo manter contato com telefone era difícil.

NOTICIAS DO PRTB DE SOBRAL POR AI

Prego batido e ponta virada. Essa é a informação que nos foi repassada pelo Presidente da Comissão Provisória Municipal do PTN de Sobral, Almeida Júnior(foto), de que já estaria fechado uma coligação do seu partido com o PRTB da odontóloga e pré-candidata á Prefeita de Sobral, Dra. Imaculada Dias.

João Paulo presidente do PRTB e Almeida Júnior-PTN já teriam fechado acordo para coligar no Majoritário e no Proporcional, sendo acertado o lançamento de 29 candidatos do sexo masculino e 13 feminino, respeitando a proporcionalidade das 21 vagas existente para as eleições de 2012.

A RESPOSTA…

Perguntado sobre a informação nos concedida pelo pessoal do PPS, no último sábado(26), quando do encontro dos “partidos nanicos” que houve no Centro de Convenções de Sobral, de que havia um acordo com o Diretório Estadual do PTN e que apoiariam a reeleição do prefeito Veveu Arruda(PT), Almeida Júnior disse ser totalmente “mentirosa”, que não houve qualquer acordo e que o presidente Estadual do seu partido, Antonio Costa Silva – O “Toninho do Chapéu“, lhe disse que o PTN de Sobral tem autonomia de escolher o que achar ser melhor para o partido.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTICIAS DO PRTB DE SOBRAL POR AI:

DO BLOG: SOBRAL EM REVISTA

O blogueiro pergunta. As pessoas é que negam a resposta (2)


Esta semana encontrei com o radialista e cientista político Dr. Silva, que me informou que a candidatura da odontóloga Imaculada Dias Adeodato vai de vento em poupa, e que sua posição e a de seu esposo, o vereador presidente da Câmara Municipal, João Alberto Adeodato Júnior, é irreversível. “Dra. Imaculada é candidata, e vai dar trabalho ao prefeito Veveu” enfatizou Dr. Silva, que disse ainda que, Imaculada e João Alberto trabalham o nome de um vice forte, que irá somar e surpreender a muita gente.
Quem?, perguntei. Recebi uma gargalhada, bem ao estilo do Dr Silva, como resposta.

Do Blog: será uma grande surpresa! Aguardem.

NOTICIAS DO PRTB DE SOBRAL: ALMOÇO NO ALTO GRANDE




Almoço especial para inauguração do Restaurante do Bamba (pai de João Paulo- Presidente do PRTB) no Alto Grande. Prestigiaram amigos, convidados, pre-candidatos do PRTB e do PTN.
Os presidentes dos referidos partidos conversaram bastante e trocaram ideias sobre vários assuntos como a convenção e possível coligações com o PRTB de Sobral. " Muitas águas irão rolar debaixo da ponte de Sobral, mas eu tô com a Mulher e ela com a gente ", afirmou o presidente do PRTB quando indagado sobre os boatos e informações que circulam sobre a candidatura majoritária do partido. Inclusive muitos ainda insistem em afirmar que a Dra Imaculada será vice de Veveu ou que ela está com eles. Assunto que já foi prontamente esclarecido pelo Presidente do partido em Fortaleza, Junior Aguiar, que em Sobral o partido municipal tem total autonomia para decidir sobre as candidaturas e o que for decidido será.

FOI ONTEM O BATE PAPO COM O PRTB DE SOBRAL




Foi ontem, as 20:00, o bate papo com o Sr. Joao Paulo, Presidente do PRTB de Sobral. O bate papo contou com a presença de algumas pessoas e foi bem interessante. Alguns dos que compareceram: o blogueiro Wilson Gomes e Hebert Lobo. Foram esclarecidos dúvidas e respondido muitas perguntas. Quando dirigimos algumas perguntas para o Sr.Hebert Lobo, o mesmo desconversou e se retirou.
Queremos externar que essa interação nossa com o sobralense vai continuar. Em breve teremos mais bate papo e provavelmente com outros convidados.

domingo, 27 de maio de 2012

É HOJE O BATE PAPO





É HOJE AS 20:00BATE PAPO COM O PRESIDENTE DO PRTB DE SOBRAL.
PARA PARTICIPAR, BASTA ACESSAR O BLOG: WWW.PRTBDESOBRALCE.BLOGSPOT.COM E CLICAR NA BARRA INFERIOR- OPÇÃO BATE PAPO. ENTRE NO BATE PAPO POR UMA DAS OPÇÕES DE REDE SOCIAL.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma veta 12 artigos do Código Florestal

Foram feitas 32 modificações no texto do código aprovado na Câmara

A presidente Dilma Rousseff vetou 12 artigos e fez 32 modificações no texto do Código Florestal. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, nesta sexta-feira (25) em coletiva de imprensa.

Das 32 modificações, 14 recuperam o texto do Senado. O governo criou 5 novos dispositivos e alterou 13 artigos já aprovados. O texto completo dos vetos só será divulgado na próxima segunda-feira no Diário Oficial da União e em reunião das lideranças do governo com o Congresso.

Segundo a ministra Izabella, os trechos vetados serão completados com Medida Provisória a ser encaminhada ao Congresso. Izabella disse que o veto da presidente buscou recompor o texto do Senado, preservar os acordos feitos com os parlamentares no Congresso e não anistiar as pessoas que desmatarem ilegalmente.

Segundo os ministros, o veto foi motivado por alguns artigos que seriam inconstitucionais e outros que reduziam a proteção do meio ambiente. Além disso, a presidente manteve as regras de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reserva Legal.

A maior modificação no projeto foi na regra de recomposição das margens de rios desmatadas. Com as mudanças, pequenos proprietários terão que recompor uma área menor das margens de rios do que os grandes. Proprietários de terras de até dois módulos fiscais deverão recompor 5 metros da margem. Dois a quatro módulos fiscais, serão 8 metros de recomposição. De quatro a dez, serão 20 metros. Grandes proprietários, acima de dez módulos rurais, deverão recuperar de 20 a 100 metros. "Os grandes têm condição de recuperar tudo o que foi degradado", disse Izabella.

O governo também decidiu manter as regras do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Todos os proprietários terão cinco anos para se regularizarem, e só terão acesso à crédito aqueles proprietários que estiverem no programa. Os proprietários que aderirem ao CAR, regularizarem a situação e comprovarem a recomposição das matas ciliares vão poder deixar de pagar multas ambientais.

Para o governo, o veto da presidente Dilma resolve os problemas de segurança jurídica dos produtores e mantém a proteção ambiental. "Nós vamos coroar esse debate de Código Florestal dando muito mais segurança jurídica ao produtor, e com a certeza de que é possível produzir protegendo o meio ambiente. Esse não é o código dos ambientalistas nem dos ruralistas. É o código daqueles que têm bom senso", disse Mendes Ribeiro.

BC

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desemprego recua para 6% em abril, aponta IBGE

Essa é a menor taxa para o mês de abril desde 2002.
Contingente de desempregados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas.


Desemprego (Foto: Editoria de arte/G1)

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caiu de 6,2% em março para 6% em abril, segundo mostra a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (24). Esse índice é o menor para o mês de abril desde 2002. Em abril de 2011, a desocupação havia ficado em 6,4%.

Em abril, o registro do IBGE mostra um contingente de desempregados estimado em 1,5 milhão de pessoas - estabilidade nas comparações mensal e anual. Já a população ocupada somou 22,7 milhões - sem variação significativa, segundo o IBGE, em relação ao mês anterior. Mas, na comparação com abril de 2011, houve aumento de 1,8%. No setor privado, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada atingiu 11,1 milhões - mostrando estabilidade sobre março. Já na comparação anual, foi registrado aumento de 2,8%.

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, o desemprego não registrou variação na comparação mensal. Já em relação a abril de 2011, a taxa recuou 1,9 ponto percentual nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a estimativa subiu 0,8 ponto percentual. Nas demais regiões, houve estabilidade.

Salário
Quanto às remuneração dos trabalhadores, o salário médio ficou em R$ 1.719,50, uma queda de 1,2% em relação ao mês anterior. Porém, na comparação com abril do ano passado, houve aumento de 6,2%.

Na análise regional, o salário médio dos trabalhadores, na comparação com março, subiu nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (1,0%) e de Belo Horizonte (0,5%). Mas, teve queda em São Paulo (1,7%), Recife (1,6%), Rio de Janeiro (1,6%) e Salvador (1,4%). Sobre abril de 2011, o salário cresceu em todas as regiões.

Entre os setores pesquisados, o maior aumento no salário médio em relação a abril do ano passado, de 10,9%, foi em serviços domésticos.

Na classificação por categorias de posição na ocupação, a maior alta no rendimento médio real recebido, em comparação com abril de 2011, foi para as pessoas que trabalharam por conta própria (12,9%).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

BATE PAPO COM O PRESIDENTE DO PRTB DE SOBRAL



PARTICIPE DO BATE PAPO COM O PRESIDENTE DO PRTB DE SOBRAL, DOMINGO DIA 27/05/2012, AS 20:00 NO BLOG: http://www.prtbdesobralce.blogspot.com

O BLOG DO PRTB DE SOBRAL TEM UMA INTERFACE DE BATE PAPO EM SUA BARRA INFERIOR. COMO NO MODELO ABAIXO:



BASTA ACESSAR O BLOG, CLICAR NA BARRA INFERIOR E ENTRAR NO BATE PAPO POR UMA DAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, MYSPACE OU YAHOO.
PRONTO, ESTARÁ APTO A BATER PAPO. BEM SIMPLES.

Esportes: Governo reconhece que metade das obras para a Copa ainda não saiu do papel


Brasília, 23 mai (EFE).- Um balanço apresentado nesta quarta-feira pelo governo reconhece que 46% das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 sequer começaram e o andamento de oito dos 12 estádios ainda não chegou a 50%.

Apesar de muitas dessas obras terem de estar prontas até março de 2013 para a Copa das Confederações, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse em entrevista coletiva que, apesar de alguns atrasos, quase todos os projetos seguem 'dentro do cronograma' previsto.

Como subsedes da Copa das Confederações, a Fifa escolheu de forma provisória as cidades de Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro, mas a decisão final será tomada no fim do ano, em função do andamento das obras.

Essas seis cidades, junto a Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, sediarão a Copa de 2014.

Sobre os estádios para a Copa das Confederações, Rebelo afirmou que só existem alguns atrasos no Maracanã, que até agora teve 45% da reforma concluída, e no estádio de Recife, que está só 33% concluído e preocupa a Fifa, que poderia excluí-lo do evento do ano que vem.

O restante será entregue em dezembro e, segundo o balanço, o mais adiantado é o de Fortaleza, concluído em 62%, seguido do de Salvador (56%), Belo Horizonte (55%) e Brasília (53%).

O estádio mais atrasado é o de Curitiba, cuja construção só teve 11% das obras concluídas, mas o ministro garantiu que ele 'estará totalmente pronto' para o início de 2014.

Nessa 'lista negra' segue o estádio de Porto Alegre, com 20% das obras encerradas, após terem sido afetadas por uma longa greve de trabalhadores.

Os maiores problemas se apresentam em obras relativas à infraestrutura de transporte, hotelaria e telecomunicações, que têm 46% dos trabalhos ainda nem iniciados, embora o governo garanta que elas 'avançarão' com força nos próximos meses.

De todos os projetos previstos nessas áreas, 9% já foram licitados e começarão nas próximas semanas, 17% estão em processo de licitação e outros 15% estão ainda em fase de estudo, indicou Rebelo.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que o acompanhou na entrevista coletiva, destacou que as obras dos estádios empregam um total de 19.043 trabalhadores, dos quais 4,8 mil apenas no Maracanã.

Universidades: Greve de professores paralisa 70% das federais

Quarenta e uma das 59 instituições estão paradas, além de dois institutos federais. Não há previsão de término da paralisação

Professores realizam assembleia a favor da greve em universidade de Pernambuco

Professores realizam assembleia a favor da greve em universidade de Pernambuco (Folhapress)

Um balanço divulgado nesta terça-feira pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes) mostra que 41 das 59 universidades federais brasileiras paralisaram suas atividades. Isso significa que os professores de mais de dois terços das instituições estão de braços cruzados. Dois institutos federais de educação também anunciaram greve.

A região Sudeste é a que registra o maior número de instituições paralisadas: 15 universidades, além de um instituto. Em seguida, está a região Nordeste, com 11 universidades e um instituto. No Norte, oito universidades estão sem aula e no Sul, quatro. No Centro-Oeste, três instituições aderiram à greve.

Nesta terça-feira, as universidades federais do Pampa (Unipampa), Fluminense (UFF) e de Alfenas (Unifal) interromperam suas atividades. No início da tarde a federal de São Paulo (Unifesp) e do Rio de Janeiro (UFRJ) também pararam.

Os professores reivindicam um plano de reestruturação da carreira, que teria sido prometido pelo governo federal para março deste ano. Entre as reivindicações, está a redução de níveis de remuneração (de 17 para 13), variação de 5% entre os níveis e um salário mínimo para a carreira de 2.329,35 reais referente a 20 horas semanais (atualmente, esse valor é de 1.597,92 reais). Os professores pedem também melhores condições de trabalho e infraestrutura.

Por meio de nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o reajuste salarial de 4% – acertado com as entidades do setor em agosto de 2011 – está garantido por medida provisória, publicada no último dia 14 no Diário Oficial da União. O reajuste será retroativo ao mês de março. Já com relação ao plano de carreira dos professores e funcionários, o MEC diz que a negociação prevê a aplicação da medida somente em 2013.

Confira a lista completa de universidades que estão total ou parcialmente paralisadas:

Região Norte
- Universidade Federal do Amazonas
- Universidade Federal de Rondônia
- Universidade Federal de Roraima
- Universidade Federal Rural do Amazonas
- Universidade Federal do Pará
- Universidade Federal do Oeste do Pará
- Universidade Federal do Amapá
- Universidade Federal do Acre

Região Nordeste
- Universidade Federal do Maranhão
- Universidade Federal do Piauí
- Instituto Federal do Piauí
- Universidade Federal do Semi-Árido
- Universidade Federal da Paraíba
- Universidade Federal de Campina Grande
- Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal de Sergipe
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
- Universidade Federal do Vale do São Francisco
- Universidade Federal de Pernambuco

Região Sul
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Universidade Federal do Rio Grande
- Universidade Federal do Pampa

Região Sudeste
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade Federal de Viçosa
- Universidade Federal de Lavras
- Universidade Federal de Ouro Preto
- Universidade Federal de São João Del Rey
- Universidade Federal de Juiz de Fora
- Universidade Federal de Alfenas
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
- Instituto Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- Universidade Federal Fluminense
- Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Universidade Federal de São Paulo

Região Centro-Oeste
- Universidade Federal do Mato Grosso
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade de Brasília

terça-feira, 22 de maio de 2012

Crime: Operação contra pornografia infantil prende 55 pessoas

Interpol realizou detenções em 20 países, incluindo Brasil, desde 2010

Detidos por pornografia foram acusados de incentivar abusos contra menores de idade

Detidos foram acusados de incentivar abusos contra menores de idade (Romeo Gacad/AFP)

A Interpol realizou uma grande operação contra a pornografia infantil, na qual foram detidas 55 pessoas em 20 países, salvando 12 crianças em risco, informou nesta terça-feira a organização internacional de polícia. Batizada como 'Laminar', a operação começou na Nova Zelândia em outubro de 2010 e terminou com as detenções em 20 países, entre eles Brasil, Chile, Costa Rica, México e Venezuela.

As prisões ocorreram também na Austrália, Bósnia, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Noruega, Arábia Saudita, Holanda, Tunísia, Turquia e Estados Unidos. Além disso, as investigações permitiram identificar até 80 grupos dedicados à distribuição ou visualização do material incriminado.

Os 55 detidos são suspeitos de ter criado grupos nas redes sociais para distribuir material de pornografia infantil, postar imagens de menores de 13 anos alvos de abusos sexuais e 'encorajar ativamente' esses crimes através de comentários, vídeos e fotos, segundo o comunicado da Interpol.

O alerta foi dado pelas autoridades neozelandesas depois que foi detectada a troca de material pornográfico que incluía menores através de diversas redes sociais. Participaram também da operação os próprios funcionários do Facebook, que colaboraram com a organização policial internacional.

(Com agência EFE)

Do BLOG: se você dissemina, apoia, assiste, compartilha, incentiva, viciado, é cumplice do crime e merece a mesma pena aplicada aos culpados.

ENTAO CUIDADO! AJUDE A CUIDAR, PROTEGER AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SEJA O GUARDÃO!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tarja Prêmio Jovens Inspiradores

Promovido por VEJA.com e Fundação Estudar, o Prêmio Jovens Inspiradores vai revelar líderes – pessoas que querem fazer do Brasil um país justo, desenvolvido e bem administrado. Ao longo de 2012, o concurso vai selecionar estudantes ou recém-formados com espírito de liderança e compromisso permanente com a busca da excelência. Os vencedores ganharão iPads, bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político (mentoring)

Prêmio Jovens Inspiradores

O empreendedorismo social vai ao cinema

Cineasta Mara Mourão fala sobre documentário 'Quem se Importa', que mostra histórias de 18 pessoas que tentam transformar realidades a seu redor

Nathalia Goulart
A diretora Mara Mourão: sete países em busca de histórias inspiradoras

A diretora Mara Mourão: sete países em busca de histórias inspiradoras (Divulgação)

Em 2005, a diretora Mara Mourão levou às telas do cinema a rotina da trupe do Doutores da Alegria, grupo de palhaços que anima crianças que enfrentam tratamento médico no ambiente sisudo dos hospitais. A diretora percebeu, então, que podia arrancar mais do que gargalhadas do público, como pretendiam suas obras anteriores, as comédias Alô?!, de 1998, e Avassaladoras, de 2002. "Percebi que as pessoas se sentiram tocadas de verdade e que aquilo tinha feito algum sentido para a vida delas", diz. "Eu realmente tinha produzido um impacto positivo na vida de alguém." A partir de então, a diretora decidiu que sua próxima obra retrataria pessoas que dedicavam suas vidas a fazer o mesmo: transformar a realidade a seu redor. Assim, surgiu Quem se Importa (assista ao trailer), documentário que chegou na última sexta-feira a salas de cinema de São Paulo e que registra a trajetória de 18 empreendedores sociais. São homens e mulheres que têm como ponto de partida uma demanda social a atender (do analfabestimo à produção de energia limpa) e como método a ação. Filmado em sete países, a produção pretende estimular jovens que, como muitos personagens do documentário, estão tentando dar uma nova cara ao mundo. Quem se Importa já foi exibido também na Universidade Harvard, onde é intenso o debate sobre empreendorismo social, e em breve chegará a Colúmbia e outros centros de excelência do exterior.

Entrevista: Sofia Esteves

'O jovem guia sua carreira por um propósito e por prazer'

A presidente da agência de recrutamento Cia. de Talentos fala de dúvidas que atormentam novos profissionais no mercado de trabalho. E como fugir delas

Nathalia Goulart
Sofia Esteves, psicóloga e sócia-diretora da Cia. de Talentos, profissional especializada em orientação de carreira e recrutamento de trainees

Sofia Esteves, psicóloga e sócia-diretora da Cia. de Talentos, profissional especializada em orientação de carreira e recrutamento de trainees (Daniela Toviansky)

Há quase três décadas, a consultora de recursos humanos Sofia Esteves trabalha com jovens em início de carreira. Sua missão é ajudá-los a identificar os melhores caminhos para ingressar no mercado de trabalho. Sua experiência a levou à especialização na chamada geração Y, jovens nascidos entre as décadas de 1980 e 1990, inquietos e capazes de desenvolver várias tarefas simultaneamente, fruto da era digital em que cresceram e do consequente acesso quase irrestrito à informação. "Estamos falando aqui de um jovem que é guiado por propósito e prazer", diz Sofia. Profissionalmente, porém, eles são indecisos, têm dificuldade em encontrar um curso e em fazer parte de empresas que ainda não se adaptaram à nova realidade. "Existem hoje mais de 22.000 cursos à disposição e o jovem sente dificuldade em escolher aquele com o qual se identifica de verdade. O que acontece na prática é que essa é uma geração que aprende pela tentativa e erro." O remédio, diz Sofia, é o autoconhecimento. "Tudo o que o jovem puder fazer para se conhecer melhor é válido, encurta caminhos." Sofia colocará todo o seu know-how agora à disposição de jovens talentos. Ela é parceira do Prêmio Jovens Inspiradores, iniciativa de VEJA.com e da Fundação Estudar que vai selecionar estudantes ou recém-formados com espírito de liderança e compromisso permanente com a busca da excelência: os vencedores ganharão iPads, bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político (mentoring). As inscrições no Prêmio se encerrou em Abril/2012.
Dicas para fazer um bom vídeo:
Tutorial Vídeo

Conheça os próximos personagens da CPI do Cachoeira

Lista de convocados pela comissão nesta quinta-feira atinge governos estaduais, Delta, família e braços empresariais de Carlinhos Cachoeira

Gabriel Castro
Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, durante reunião da comissão para analisar e votar requerimentos

Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, durante reunião da comissão para analisar e votar requerimentos (Wilson Dias/ABr)

A extensa lista de convocações aprovada nesta quinta-feira pelos parlamentares integrantes da CPI do Cachoeira inclui auxiliares diretos do contraventor, que chefiava a exploração de caça-níqueis em Goiás, além de laranjas que tiveram seus nomes utilizados em empresas da quadrilha, ex-assessores dos governos de Goiás e do Distrito Federal e nomes ligados à construtora Delta. Vão falar à CPI, ainda, os irmãos de Cachoeira e autoridades policiais corrompidas pela quadrilha.

Pelo cronograma atual, os depoimentos aprovados nesta quinta começariam apenas em junho, já que a agenda da CPI está cheia até o fim de maio. Mas o comando da Comissão Parlamentar de Inquérito cogita realizar sessões adicionais para adiantar o andamento dos trabalhos.

O depoimento do próprio Cachoeira está marcado para o dia 22 deste mês. Além dele, a CPI já havia convocado o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, e sete integrantes da quadrilha: José Olímpio de Queiroga, Gleyb Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Wladimir Garcez e Lenine de Souza, Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e Jairo Martins.

Até agora, a CPI ouviu apenas dois delegados da Polícia Federal responsáveis pelas investigações sobre Cachoeira.

Veja a lista completa dos novos convocados pela CPI:

Governo de Goiás
Ronald Christian Alves Bicca: ex-procurador-geral do governo de Goiás, caiu por ligação com a máfia
Edivaldo Cardoso de Paula: ex-diretor do Detran de Goiás. Demitiu-se por envolvimento com Cachoeira
Alexandre Baldy de Sant'anna Braga: secretário de Indústria e Comércio de Goiás, empresário e amigo de Cachoeira
Jayme Rincon: Presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), admitiu ter se encontrado com Cachoeira

Governo do Distrito Federal
Cláudio Monteiro: ex-chefe de gabinete de Agnelo.
João Carlos Feitoza, o Zunga, ex-subsecretário de Esporte, Teria recebido propina
Marcello de Oliveira Lopes: ex-assessor da Casa Militar e suposto elo entre Cachoeira e grupo do governador Agnelo Queiroz

Delta
Aluizio Alves de Souza: ex-diretor da Delta no Nordeste
Rodrigo Moral Dall Agnol: tesoureiro da Delta

Família
Sebastião de Almeida Ramos Júnior: irmão e sócio de Cachoeira
Marco Antonio Almeida Ramos: irmão de Cachoeira e responsável pela Bonni Alimentos
Paulo Almeida Ramos: irmão de Cachoeira e dono da Mapa Construtora, ligada ao bando
Leonardo Almeida Ramos: sobrinho de Cachoeira, teria participado da compra da casa do governador Marconi Perillo
Andrea Aprígio: Ex-mulher e laranja de Cachoeira

Comparsas de Cachoeira
Wladimir Garcez Henrique: ex-vereador ligado à quadrilha
Rosalvo Simprini: contador de Cachoeira
William Vitorino: sócio do grupo de Cachoeira na exploração de caça-níqueis
Arnaldo Rubio Júnior: explorador de caça-níqueis em Goiás
Rogério Diniz: auxiliar da quadrilha de Cachoeira
Wesley José Ferreira: doleiro responsável por remeter recursos da quadrilha ao exterior
André Teixeira Jorge: apontado como "office-boy" e laranja de Cachoeira

Polícia e Justiça
Joaquim Gomes Thomé Neto: ex-agente da Polícia Federal suspeito de monitar emails ilegalmente a serviço da quadrilha
Anderson Aguiar Drumond: funcionário da Polícia Federal suspeito de vazar informações à quadrilha
Fernando Byron: delegado da Polícia Federal corrompido pela quadrilha
Alex Sandro Klein: policial federal investigado por receber propina do bando de Cachoeira
Benedito Torres: promotor de Justiça e irmão do senador Demóstenes Torres, suspeito de envolvimento no caso
Alexandre Lourenço: delegado da Polícia Civil de Goiás que teria sido ameaçado pelo bando
Edemundo Dias: Diretor da Polícia Civil de Goiás, alvo de achaques de Cachoeira

Braços empresariais
Carlos Antonio Nogueira: diretor do jornal Estado de Goiás, que teria ligação com o bando
Rosely Pantoja: Sócia da Alberto e Pantoja, empresa ligada a Cachoeira
João Macedo de Miranda: sócio da Brava, empresa-fantasma ligada a Cachoeira
Roberto Coppola: sócio de Cachoeira na empresa Larami
Álvaro Ribeiro da Silva; sócio da Brava, empresa-fantasma ligada a Cachoeira
Marcelo Henrique Limírio Gonçalves: ex-dono do labotatório Neoquímica e sócio de Demóstenes Torres em faculdade
Edgardo Mendonça Guimarães: laranja da Bonni Alimentos, empresa controlada por Marco Antonio Almeida Ramos
Antonio Lorenzo: dono de empresa que teria recebido repasses de outra companhia ligada a Cachoeira
Walter Paulo Santiago: dono de faculdade em Goiás, era próximo a Cachoeira e ao governador Marconi Perillo.
Rossine Aires Guimarães: dono da Construtora Rio Tocantins
João Macedo de Miranda: um dos laranjas usados pela quadrilha para a controlar a empresa Brava
Edson Coelho dos Santos: suposto laranja da quadrilha na sociedade da Ideal Segurança
Marcelo Vieira da Silva: suposto laranja do grupo
Carlos Alberto de Lima: suposto laranja da quadrilha

Investigadores
Marcelo Ribeiro de Oliveira: procurador que atuou na operação Monte Carlo (não irá ao CPI devido ao sigilo funcional)
Daniel de Rezende Salgado: procurador que atuou na operação Monte Carlo (não irá à CPI devido ao sigilo funcional)
Léa Batista de Oliveira: procuradora que atuou na operação Monte Carlo (não irá à CPI devido ao sigilo funcional)

As peças que compõem a CPI do Cachoeira

As escolhas (ou a não-escolha) dos partidos para compor o colegiado revelam o interesse de cada bancada na investigação

Gabriel Castro
O senador Vital do Rêgo, presidente da CPI do Cachoeira

O senador Vital do Rêgo, presidente da CPI do Cachoeira (Agência Senado)

O prazo para a indicação dos membros da CPI do Cachoeira se encerra às 19h30 desta terça-feira. Enquanto a maioria das legendas já escolheu seus integrantes na Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a atuação da quadrilha do contraventor Carlinhos Cachoeira, o PT prefere fazer mistério. Os indicados pela legenda, tanto no Senado quanto na Câmara, serão divulgados no último dia. No caso da bancada dos deputados, uma escolha tem mais peso: a do relator da CPI. Pelo critério da proporcionalidade, a vaga ficará com um petista da Câmara.

O líder da bancada do PT na Casa, Jilmar Tatto (SP), disse nesta segunda-feira que a decisão ainda não foi tomada: "Nem o relator sabe que será relator". Ele afirma que a única exigência prévia é que o indicado não ocupe um cargo de primeiro plano nas eleições municipais – como candidato ou coordenador de campanha. O PT pretende usar a CPI para atingir a imprensa e a oposição. Por isso, a escolha do relator tende para o nome de Paulo Teixeira. Cândido Vaccarezza, outro candidato ao posto, foi colocado em segundo plano porque não é visto como suficientemente agressivo para cumprir a missão proposta pelo líder da bancada.

Ao mesmo tempo, a cautela petista na definição dos nomes mostra um receio de que a CPI fuja do controle: o governo do PT no Distrito Federal e os contratos da construtora Delta com a gestão de Dilma Rousseff são alvos da oposição. Ao tentar jogar os adversários contra a parede, os petistas podem sofrer uma reação semelhante.

Prioridades - A CPI será composta por 30 titulares e 30 suplentes – metade de uma Casa, metade da outra. Uma análise dos nomes já escolhidos pelas siglas, aliás, revela o interesse de cada uma. Na Câmara, a oposição optou por parlamentares com perfil investigador. O PSDB, por exemplo, escolheu como titulares um promotor de Justiça (Carlos Sampaio) e um delegado da Polícia Federal (Fernando Francischini).

No PMDB, por falta de interessados, os dois nomes da linha de frente são do baixo clero: Íris de Araújo pretende atingir o governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, seu adversário político. Luiz Pitiman, do Distrito Federal, mira no governador petista Agnelo Queiroz, seu desafeto. O PSB, que tenta construir pontes com os dois lados da disputa, optou pelo desconhecido Paulo Foleto (ES). O PDT, não tão satisfeito com o governo, indicou um quadro experiente: Miro Teixeira (RJ).

O líder do PTB no Senado, Gim Argello, é totalmente cético quanto aos resultados da CPI. Por isso, não viu problemas em escalar Fernando Collor (AL) para compor a comissão. Na Casa, o PMDB escolheu o novato Vital do Rêgo (PB) para presidir a comissão. Mais uma vez, a falta de voluntários guiou a decisão. Também no Senado, o PT se mostra indeciso: "Ainda não sabemos. Isso será decidido amanhã", disse Wellington Dias (PI) nesta segunda-feira. No fim da tarde, o PDT do Senado confirmou que Acir Gurgacz (RO) será o suplente da bancada na CPI. O titular é Pedro Taques (MT). O parlamentar, ex-procurador de Justiça, tenta ser otimista, apesar de parte do Congresso apostar no fracasso da investigação: "Acho que isso não vai acontecer. A CPI é da República".

Confira a lista completa dos indicados até o momento:

Câmara:

PMDB - titulares: Luiz Pitiman (DF) e Íris de Araújo (GO). Faltam dois suplentes.
PSDB - titulares: Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR). Suplentes: Domingos Sávio (MG) e Rogério Marinho (RN)
DEM - titular: Onyx Lorenzoni (RS). Suplente: Mendonça Prado (SE)
PSB - titular: Paulo Foleto (ES). Suplente: Glauber Braga (RJ)
PTB - titular: Sílvio Costa (PE). Suplente: Arnaldo Faria de Sá (SP)
PR - titular Maurício Quintela Lessa (AL). Suplente: Ronaldo Fonseca (DF)
PDT - titular: Miro Teixeira (RJ). Suplente: Vieira da Cunha (RS)
PSC - titular: Filipe Pereira (RJ). Suplente: Hugo Leal (RJ)
PPS - titular: Rubens Bueno (PR)
PV - suplente:Sarney Filho (MA)

Senado:

PSDB - titular: Alvaro Dias (PR). Suplentes: Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP)
PMDB - titulares: Vital do Rêgo Filho (PB), Romero Jucá (RR), Jarbas Vasconcelos (PE)*. Falta um suplente.
DEM - titular: Jayme Campos (MT)
PTB - titular: Fernando Collor (AL)
PDT - titular: Pedro Taques (MT). Suplente: Acir Gurgacz (RO)
PP - titular: Ciro Nogueira (PI)
PR - suplente: Vicentinho Alves (TO)
PSOL - suplente: Randolfe Rodrigues (AP)**

* Vaga cedida pelo PSDB
** Vaga cedida pelo DEM

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Presidente Almeida Jr. Afirma que seu Partido é de Oposição.



O Presidente do Partido P.T.N. de Sobral, afirmou: Que seu partido e mais outros estão em articulação para uma coligações
proporcionais e acompanhar á oposição.

Será Mesmo? Pois o mesmo andou falando alguns absurdos sobre o presidente do PRTB de Sobral. Cuidado com o caráter, o mesmo pode ser uma faca de dois gumes.